
Universidade Federal de Santa catarina (UFSC)
Programa de Pós-graduação em Engenharia, Gestão e Mídia do Conhecimento (PPGEGC)
Detalhes do Documento Analisado
Centro: Ciências da Saúde
Departamento: Saúde Pública/SPB
Dimensão Institucional: Pesquisa
Dimensão ODS: Social
Tipo do Documento: Projeto de Pesquisa
Título: AVALIAÇÃO DO PROGRAMA MULTICÊNTRICO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM ATENÇÃO DOMICILIAR - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Coordenador
- MARTA INEZ MACHADO VERDI
Participante
- ANTONIO FERNANDO BOING (D)
- CLAUDIA FLEMMING COLUSSI (D)
- DIEGO DIZ FERREIRA (Di)
- ELIANE CHARESKI
- FERNANDO HELLMANN (D)
- FERNANDO MENDES MASSIGNAM (Di)
- LEONARDO SAVASSI
- LUANA SILVESTRE PEREIRA DOS SANTOS
- MARIA ESTHER SOUZA BAIBICH (Di)
- MARTA INEZ MACHADO VERDI (D)
- MAURO SERAPIONI
- MIRELLE FINKLER (D)
- VINICIUS DE ARAÚJO OLIVEIRA
Conteúdo
O objeto central deste projeto, o programa mult...o objeto central deste projeto, o programa multicêntrico de qualificação profissional em atenção domiciliar a distância, é o programa do ministério da saúde que visa à expansão e a qualificação da atenção domiciliar no sistema único de saúde (sus).
a atenção domiciliar (ad) consiste numa modalidade de atenção à saúde substitutiva ou complementar às já existentes, caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção, tratamento de doenças, reabilitação e cuidados paliativos prestados em domicílio, com garantia de continuidade de cuidados e integrada às redes de atenção à saúde (brasil, 2013). o crescimento da modalidade de atenção domiciliar (ad) é uma tendência não só no brasil como no mundo, consequência de uma acelerada transição demográfica e epidemiológica, com o envelhecimento populacional entre outros fatores e que tem resultado em custos crescentes dos serviços hospitalares, ao mesmo tempo em que aumenta a exigência por uma abordagem mais humanizada.
no brasil, o processo de institucionalização da ad no sus iniciou em 2011 com a portaria nº 2.029, de 24 de agosto de 2011. até o presente momento, essa normativa já passou por diferentes revisões e atualizações, estando em vigor, no momento, a portaria nº 825 de 25 de abril de 2016.
com isso, no âmbito do trabalho no sus, a atenção domiciliar que era uma antiga demanda, passou a ser política setorial prioritária visando a expansão e qualificação na rede sus, como uma nova modalidade de atenção à saúde, substitutiva e complementar às já existentes.
foi a partir da portaria nº 963 de 27 de maio de 2013, que redefiniu a atenção domiciliar (ad) no âmbito do sistema único de saúde (sus), que o programa melhor em casa (pmc) passou a ser um serviço indicado para pessoas que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas de sair do espaço da casa para chegar até uma unidade de saúde, ou ainda para pessoas que estejam em situações nas quais a atenção domiciliar é a mais indicada para o seu tratamento. o pmc visa proporcionar ao usuário um cuidado mais próximo da rotina da família, evitando hospitalizações desnecessárias, diminuindo o risco de infecções e proporcionando um cuidado mais humanizado (brasil, 2013).
a ad é organizada por meio de serviços de atenção domiciliar (sad), prevendo três diferentes modalidades de atenção conforme a complexidade do cuidado (ad1, ad2 e ad3) e dois tipos de equipes profissionais, a equipe multiprofissional em atenção domiciliar (emad) e a equipe multiprofissional de apoio (emap).
para o ministério da saúde, a ad caracteriza-se como um elemento importante para o aumento do acesso e da qualidade da atenção à saúde no sus. a expansão e consolidação desta modalidade assistencial requer o esforço de formação e capacitação de profissionais qualificados e competentes para o atendimento domiciliar. nesse sentido, foi estruturado o programa nacional de formação e educação permanente em atenção domiciliar que possa dar suporte a implantação e gerenciamento do programa melhor em casa no âmbito do sus (brasil, 2016).
a atenção domiciliar consiste, então, em uma modalidade de atenção à saúde integrada à rede de atenção à saúde (ras) e caracterizada por um conjunto de ações de prevenção e tratamento de doenças, reabilitação, paliação e promoção à saúde, prestadas em domicílio, garantindo continuidade de cuidados (brasil, 2016).
considerando a progressiva expansão no brasil da modalidade de atenção domiciliar, sobretudo por possibilitar a articulação de vários pontos da redes de atenção à saúde, a otimização de leitos e recursos hospitalares e da urgência, assim como a ampliação do acesso ao leito e ao lar, é fundamental o investimento na qualificação desses gestores e profissionais da área da saúde, com vistas à organização, implantação, monitoramento e avaliação de serviços de atenção domiciliar (sad).
nesse sentido, instituiu-se o programa multicêntrico de qualificação profissional em atenção domiciliar a distância (pmqpda) pela universidade aberta do sus (una-sus) que objetiva ampliar a qualificação de gestores e profissionais de saúde de nível superior e técnico para gestão e atuação no “programa melhor em casa” e de forma articulada a rede de atenção à saúde (ras) do sistema único de saúde (sus). o pmqpad é dito multicêntrico pois reúne ações da secretaria de atenção à saúde/departamento de atenção básica/ coordenação geral de atenção domiciliar (sas/dab/cgad) e da secretaria e gestão do trabalho e da educação/universidade aberta do sus (sgtes/una-sus), do ministério da saúde (ms), bem como do departamento de saúde pública da universidade federal de santa catarina. criado para fomentar e instrumentalizar uma política pública de largo espectro e dialogando com a educação permanente, o pmqpad utiliza-se da estratégia de educação a distância, oportunizando aos gestores e trabalhadores do sus entrarem em contato com saberes, práticas e normativas que irão atualizar seus conhecimentos, estimulando-os a refletir e aplicar na sua realidade de trabalho na atenção domiciliar.
considerado um programa que trabalhou com o ineditismo da ad no campo da prática e na formação, é considerado “multi-multis” pela abrangência com ofertas descentralizadas, multiformatos e multiprofissional. os cursos ofertados foram totalmente online e com abrangência nacional, possibilitando que os estudantes, gestores e profissionais de saúde, também pudessem compartilhar experiências através fóruns de discussão e rodas de conversa, promovidos na plataforma do curso.
cada curso toma como objeto de estudo e análise, um determinado eixo temático (brasil, 2017). até 2017 foram 83 ofertas educacionais diferentes: 20 cursos autoinstrucionais (30 a 60 horas) sendo 6 abertos a todos os públicos; 3 cursos de aperfeiçoamento (180 horas) para profissões da saúde/ gestores e 2 cursos de especialização (360 horas) para médicos/enfermeiros.
alcançando todos os estados do país e cerca de 3.000 municípios, até 2017, os cursos de capacitação tiveram 81.222 matrículas, predominantemente por mulheres (81%), na faixa etária de 30-39 anos (49,9%), principalmente nos estados de minas gerais (13.576), são paulo (9.784) e ceará (7.040). médicos eram homens (59%), representando 7.011 matrículas (8,6%), principalmente de são paulo (936), rio de janeiro (933) e minas gerais (927).
considerando o amplo contexto de exigências científicas, políticas, tecnológicas e a dimensão ética, que fundamentam a formação e qualificação profissional e são transversais à assistência à saúde prestada à pessoa no âmbito do seu domicílio, torna-se cada vez mais relevante se avaliar os cursos do pmqpad de modo a qualificá-los às necessidades e expectativas dos seus participantes, trabalhadores da atenção domiciliar no brasil. nesse sentido, busca-se que os cursos ofertados sejam avaliados pelos sujeitos envolvidos, utilizando-se, para isso, de instrumentos e metodologias específicas para este objetivo. percebe-se que este amplo e complexo arranjo, suas metodologias de ensino e gestão, bem como os resultados que estes cursos têm produzido necessitam ser avaliados, buscando evidenciar suas potencialidades e seus limites.
assim sendo, esta pesquisa pretende saber: quais os efeitos dos processos desenvolvidos no âmbito do pmqpad na formação e qualificação profissional dos trabalhadores da ad e suas repercussões na produção de saúde nos territórios do sus?
_x000c_
objetivos
objetivo geral
avaliar os processos de formação e de qualificação profissional realizados pelo programa multicêntrico de qualificação profissional em atenção domiciliar à distância, entre 2013 e 2017, bem como seus efeitos e na produção de saúde nos territórios do sus.
objetivos específicos
caracterizar o perfil dos egressos dos cursos de capacitação, especialização e aperfeiçoamento em atenção domiciliar;
identificar os motivos de evasão dos estudantes matriculados e de reprovação entre os concluintes nos cursos de capacitação, especialização e aperfeiçoamento em ad;
identificar estratégias pedagógicas que facilitaram a retenção de alunos matriculados e a aprovação nos cursos com maior completude;
identificar e analisar os fatores que favorecem ou dificultam a sustentação e continuidade dos processos desencadeados pelos trabalhos de conclusão/planos de intervenção nos territórios, nos cursos de especialização e aperfeiçoamento;
identificar mudanças nas práticas de saúde e no processo de trabalho dos egressos nos cursos de especialização e aperfeiçoamento;
identificar os efeitos do curso na trajetória profissional dos egressos nos cursos de especialização e aperfeiçoamento;
identificar o fortalecimento na produção de redes nos territórios e na articulação com outras políticas públicas dos egressos nos cursos de especialização e aperfeiçoamento.
Índice de Shannon: 0.257781
Índice de Gini: 0.0484606
ODS 1 | ODS 2 | ODS 3 | ODS 4 | ODS 5 | ODS 6 | ODS 7 | ODS 8 | ODS 9 | ODS 10 | ODS 11 | ODS 12 | ODS 13 | ODS 14 | ODS 15 | ODS 16 |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
0,11% | 0,15% | 97,54% | 0,39% | 0,34% | 0,10% | 0,10% | 0,26% | 0,16% | 0,16% | 0,16% | 0,11% | 0,10% | 0,10% | 0,10% | 0,13% |
ODS Predominates


0,11%

0,15%

97,54%

0,39%

0,34%

0,10%

0,10%

0,26%

0,16%

0,16%

0,16%

0,11%

0,10%

0,10%

0,10%

0,13%