Responsive image
Universidade Federal de Santa catarina (UFSC)
Programa de Pós-graduação em Engenharia, Gestão e Mídia do Conhecimento (PPGEGC)
Engenharia do Conhecimento/Teoria e prática em Engenharia do Conhecimento

Perfil ODS é uma ferramenta de visualização de dados sobre ODS nas IES resultante de uma pesquisa de doutorado em andamento que tem como objetivo o mapeamento do processo de identificação da aderência de objetivos ODS com documentos de natureza heterogênea, produzidos pelas instituições de ensino superior em suas atividades de ensino, pesquisa, extensão, gestão e inovação.

Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento

Área de Concentração: Engenharia do Conhecimento

Linha de Pesquisa: Teoria e prática em Engenharia do Conhecimento

Nível: Doutorado

Aluno: Robson Fernando Duda

Orientador: Prof. Dr. Fernando Álvaro Ostuni Gauthier

Coorientador: Prof. Dr. Roberto Carlos dos Santos Pacheco

Robson Fernando Duda
Doutorando

Formação em Bacharel em Informática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2012), Mestre em Computação Aplicada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2014) e atualmente Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atua como Analista de Tecnologia da Informação lotado na Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação (SeTIC) da Universidade Federal de Santa Catarina, onde ocupa o cargo de Assessor de Informática na Comissão Permanente do Vestibular (Coperve), onde desenvolve atividade de análise e desenvolvimento de sistemas web. Possui experiência nas linguagens PHP e Javascript e suas tecnologias, trabalhando com Laravel, Lumen, React e React Native. Conhecimento em banco de dados com experiência em Postgres e Sybase. Pesquisas nas áreas de Machine Learning e Análise de Dados.

robsonferduda@gmail.com

Lattes
Prof. Dr. Fernando Álvaro Ostuni Gauthier
Orientador

Concluiu o doutorado em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Santa Catarina em 1993. Atualmente é Professor Titular, do departamento de Engenharia do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina atuando no Bacharelado em Sistemas de Informação, no Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento e no Mestrado Profissional em Métodos e Gestão em avaliação. Foi na UFSC: Diretor do Departamento de Apoio à Pesquisa, Membro de conselho da Fundação de Amparo a Pesquisa e Extensão Universitária ? FAPEU, Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Ciências da Computação, Representante dos Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu do CTC na Câmara de Pós Graduação , representante da Câmara de Pos-graduação no Conselho Universitário, Diretor Técnico da Escola de Novos Empreendedores, Diretor Acadêmico do Campus de Ararangua, Chefe do Departamento de Engenharia do Conhecimento e Sub-Coordenador do Programa Pós-Graduação em Métodos e Gestão em Avaliação. Consultor ad hoc do CNPq, da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - FACEPE, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - FAPESB e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina ? FAPESC. Tem experiência nas áreas de empreendedorismo e inovação, inteligência artificial, computação evolutiva, ensino à distância via web , engenharia do conhecimento onologias e linked data.

Lattes
Prof. Dr. Roberto Carlos dos Santos Pacheco
Coorientador

Roberto C. S. Pacheco é doutor em Engenharia de Produção (UFSC, 1996) e professor do departamento de Engenharia do Conhecimento da UFSC. Participou da criação e coordena o Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC/UFSC). Foi o pesquisador instituidor do Instituto Stela. Atua em comissões de assessoria técnico-científicas (incluindo CAPES, FAPESC, FAPEMIG, IEL, SBGC, OPS/BIREME). É pesquisador nas áreas de engenharia e gestão do conhecimento, governo eletrônico e interdisciplinaridade, plataformas e commons digitais. Coordenou projetos de plataformas digitais públicas, incluindo Plataforma Lattes (CNPq, 1997-2004), Rede ScienTI (internacionalização da Plataforma Lattes, que a levou a 11 países, 2001-2003), Portal Inovação (CGEE/MCTI, 2004-2013); Portal SINAES (INEP/MEC, 2005-2007), Plataforma Aquarius (CGEE/MCTI, 2011-2013), Portais de Competências em Vigilância Sanitária (DC-VISA - Anvisa, 2007) e Educação Ambiental (DC-SIBEA - MMA, 2007), Sistema de Indicadores para as FAPs (SIFAPS - CONFAP, 2009-2011) e Universidade Corporativa Pública e em Rede (MAPA/ENAGRO, 2015-2016). É coeditor da 2ª Edição do Oxford Handbook de Interdisciplinaridade (2017) e coeditor em obra da trilogia de Interdisciplinaridade no País, liderada pelo Prof Arlindo Philipi Jr. Sua produção acadêmica e tecnológica resulta da coprodução com mais de 600 colaboradores e inclui mais de 200 publicações (entre artigos, livros, capítulos e trabalhos em eventos), além de softwares e atividades técnicas de assessoria e colaboração técnico-científica (incluindo organização de diversos eventos). Nas atividades de formação, orientou 30 dissertações de mestrado e 28 teses de doutorado, além de 37 de trabalhos de conclusão de graduação. Atualmente é líder do Grupo de Pesquisa ?Coprodução de Commons Digitais?.

Lattes